segunda-feira, 20 de julho de 2009

CARTA DO CÔMITE VALE DOS SINOS DO 10. FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Carta Aberta aos lutadores e lutadoras sociais altermundistas.



Essa carta foi entrege durante a reunião do Cômite Internacional do FSM (julho), juntamente com as representações do Cômite Gaúcho, Salvador, do Acampamento de Juventude e do Fórum Social de ECOSOL.




O Comitê Regional Organizador do Fórum Social Mundial 2010 da Grande Porto Alegre, formado pelos movimentos sociais das cidades de NOVO HAMBURGO, CAMPO BOM, NOVA HARTZ, SAPIRANGA, SÃO LEOPOLDO, ESTÂNCIA VELHA vem através desta, saudar, todos e todas que desejam transformar o mundo em um lugar melhor ambientalmente e mais justo socialmente.

Nós que éramos a um tempo atrás apenas considerado movimento local, somos agora, considerados como movimento altermundista uma vez que enxergamos nossas dificuldades como mundiais e não apenas locais.

Nesse sentido, defendemos a Carta de Princípios do FSM, fazendo jus a ela em nossa forma de organização. Queremos salientar que repudiamos toda e qualquer forma de repressão, seja ela racial, social, religiosa e ou sexual promovida por entidades, pessoas e ou Estados e Governos.

Nossa intenção é de construir de forma horizontal toda a programação e os eixos temáticos que condizem com a realidade de nossa região sem perder o SUL de avaliação e reflexão do papel do FSM para com o mundo. Cabe salientar que este comitê esta de braços abertos para outras cidades que fazem parte desta região ou estão próximas.

Já aconteceram cinco reuniões na cidade de Novo Hamburgo que será a sede regional do FSM 2010 entre os dias 25 a 28 de janeiro, bem como do 10º Acampamento Intercontinental da Juventude de 18 a 28 de janeiro. Contamos com a participação dos movimentos sociais das cidades acima citadas, tendo em média mais de 20 pessoas por reunião.

O Comitê Vale dos Sinos é formado pelos municípios acima citados, culminando em um grande Conselho Gestor. Inicialmente estamos organizados em 4 GT, os quais são: Mobilização, Infra-estrutura, Comunicação e Programação Temática que ao longo do processo se dividirá em Comissões por afinidade política. A idéia é de que façamos atividades preparatórias de construção colaborativa nas cidades que ficam ao entorno de Novo Hamburgo, desde seminários há acampamentos de juventude.

ESTRUTURA DISPONÍVEL EM NOVO HAMBURGO:

- CTG LOMBA GRANDE / AIJ: capacidade para 15.000 pessoas e possui algumas estruturas já construídas;

- FENAC: Sede da Feira Nacional do Calçado com várias salas, ginásios e grande área para atividades, estandes para movimentos e entidades;

- SECULT: Teatro, Espaço Cultural Albano Hartz e Salas livres;

- FEEVALE: Auditórios com capacidade de 100 a 400 pessoas;

- Espaços Públicos: Praças da Cidade e todas as Escolas Municipais, Centro Ambiental;

COMITE VALE DOS SINOS DO 10º FSM E DO AIJ 2010
comitenh.fsm2010@gmail.com

Nenhum comentário: