Outra Economia Acontece

Loading...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Relato sobre a Feira de Santa Maria

Clique na Imagem e Veja as Fotos das Feiras anteriores


Estive desde quinta-feira em Santa Maria prestando solidariedade a NOSSA maior Feira de ECOSOL do país e do Mercosul, como também, colaborando com a recepção das caravanas que foram a Santa Maria.

Apesar, da frustração pelo cancelamento da Feira, todas as caravanas que chegaram estavam com um forte sentimento de indignação e de solidariedade com todos e todas envolvidos na organização. Mostrando que é com esperança e determinação que não iam deixar passar em branco o ocorrido em Santa Maria.

Com satisfação vi também presente a Diretoria de Fomento da SENAES (três pessoas), como também as companheiras do IMS que estão gerindo o programa nacional de Feiras.

Tivemos diversas reuniões com as caravanas, onde Irmã Lourdes explicava o processo de como foi o cancelamento da Feira. A conclusão que tiramos lá coletivamente, a partir do informe, foi que o cancelamento foi uma ação política, onde o judiciário, criminalizou mais uma vez os movimentos sociais. Pois, na própria Santa Maria estavam ocorrendo outros eventos, como um Grande Feirão de Carros, uma outra Feira de Insumos Agrícolas e todas as casas noturnas estavam abertas.

A partir dessa conclusão (e com a impossibilidade de realizar qualquer atividade já divulgada no cartaz da Feira) os Fóruns de ECOSOL e os movimentos sociais ali presentes resolveram puxar uma MARCHA da ESPERANÇA para reafirmar nossa indignação, mostrar nossa força e também afirmar duas propostas ali tiradas coletivamente:

1. Realizar uma Campanha de Apoio para arrecadar fundo para cobrir as dívidas da Feira (que por sinal são muitas...)

2. Realizar em Janeiro em vésperas do Fórum Social Mundial, um Fórum Social da ECONOMIA SOLIDARIA, com a realização da Feira também. A idéia é não deixar que essa proibição, fique sem uma resposta a altura, que mostre a força da ECOSOL no Brasil e no mundo. Reafirmando a força e a tradição da Feira de Santa Maria.

A Marcha foi realizada a partir do túmulo de Dom Ivo e andou pelas principais avenidas de Santa Maria, mostrando representação de diversos estados e também de diversos movimentos sociais. A Marcha encerrou na porta do Foro de Santa Maria, onde foi lida a carta do FBES e diversas falas dos Fóruns Estaduais de ECOSOL, movimentos sociais e populares e do Dep. Elvino Bohn Gass, mostrando uma solidariedade militante, como também afirmando que vamos realizar um grande Fórum Social de ECOSOL em Santa Maria em janeiro. Mostrando que esse ataque injustificado a Feira de Santa Maria, terá uma resposta positiva e de mobilização ampliada em todo o país e a nível internacional.

Para encerrar, foi feito uma grande roda e cantamos o Hino Nacional....
Conheça o trabalho abdicado na construção da Economia Solidária realizado pela COOESPERANÇA/ Santa Maria (clique e acesse a página).

ps. foi criado uma primeira comissão de organização do Fórum Social da ECOSOL e vamos realizar uma primeira reunião de organização dia 17 e 18 de agosto em Santa Maria...

ps1. Abaixo segue um conjunto de links de matérias da mídia local (sobre todas as indas e vindas da proibição da Feira de Santa Maria)

abs,

Matérias Feira de Santa Maria (imprensa local)



Jornal A Razão
Dia D para a Feira do Cooperativismo
Feira nas mãos da jutiça
Justiça de Santa Maria suspende feira
Marcha da economia solidária permanece



Diário de Santa Maria
Feira liberada até quando?
Justiça barra a feira
A feira no tribunal
Luto pela feira do cooperativismo

Nenhum comentário: