terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Fórum Social do ABCD realizará seminário sobre a mobilização do movimento social

Fórum Social organiza seminário em abril

Por: Celso Horta (celso@abcdmaior.com.br)

Decisão foi tomada na reunião ordinária de sexta (5/02)
O Fórum Social do ABCD, organização criada pela 2ª Jornada Cidadã, vai realizar seminário em abril com o objetivo de discutir o papel do movimento social na conjuntura política nacional e regional. A decisão foi adotada na reunião ordinária mensal do Fórum, realizada na sexta-feira (5/02), na Câmara Municipal de Diadema. O seminário deve ser realizado no dia 15 de maio, em local ainda a ser definido.
Uma comissão de membros do Fórum, coordenada por Leonardo Campos, deve definir uma proposta concreta de seminário para ser aprovada na próxima reunião ordinária do Fórum Social, prevista para 5 de março.
Para Geraldo Antonio da Silva, o Gel, dirigente do PT de Diadema e Coordenador de Participação Popular do Município, o Fórum Social do ABCD tem um papel a cumprir na Região. "O movimento social da nossa Região tem que se organizar. Nós não precisamos só de partidos políticos organizados, precisamos também dos movimentos sociais". Para Gel o Fórum Social tem a missão de "acordar o movimento social".
Neusa Borges, agente cultural de São Bernardo, relatou experiência do Fórum de Cultura que passou a funcionar na Livraria Alpharrabio, em Santo André, a partir da 1ª Jornada. "O debate gerado neste núcleo levou o Consórcio Intermunicipal a organizar este eixo", relatou Neusa destacando a importância do Fórum Social do ABC.
João Eduardo Charles, do GT de Saúde do Fórum, também chamou a atenção para o papel que o Fórum pode ocupar na Região. Ele lembrou que a questão da saúde no ABCD poderá ser unificada e citou como um primeiro passo fazer com que o calendário das eleições para os conselhos municipais de saúde sejam coincidentes nas cidades da Região.
Durante a reunião de sexta-feira, que contou com a presença de cerca de 20 representantes e militantes de organizações sociais da Região, o Fórum voltou a avaliar a 3ª Jornada, realizada em novembro de 2009, em Mauá. Os debates reafirmaram o tom positivo das avaliações e os representantes de Diadema voltaram a insistir na importância da realização da 4ª Jornada naquela cidade. A decisão sobre a sede da próxima edição da Jornada foi adiada para uma próxima reunião regular do Fórum que deve contar com representante da administração de São Caetano. Durante a 3ª Jornada, Andrea Brock, secretaria de comunicação, formulou convite para que a cidade venha a sediar a 4ª Jornada.

Nenhum comentário: