terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Paraná começa organização e mobilização rumo a II Conferência Nacional de Economia Solidária

Economia Solidária da Região de Maringá Prepara Etapa Regional de Conferência Nacional

Organizações e movimentos sociais, empreendimentos, entidades e instituições públicas da Região de Maringá, reunidos na sede da Associação de Reflexão e Ação Social, ARAS - Cáritas Maringá no dia 1º de fevereiro de 2010, definiram um calendário de mobilização para realização da etapa regional preparatória da II Conferência de Nacional de Economia Solidária, onde serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual e esta, por sua vez, elegerá os representantes do Paraná para a Conferência Nacional.

O Paraná poderá enviar 56 delegados à Conferência Nacional e que serão assim distribuídos: 25% das organizações de apoio (14 delegados), 25% dos órgãos governamentais (14 delegados) e 50% dos empreendimentos (28 delegados) Para participar da Conferência Estadual, que terá que ocorrer até o dia 01 de maio de 2010, é obrigatória a presença nas etapas regionais ou municipais.

A Conferência Nacional acontecerá nos dias 16 a 18 de junho em Brasília. Veja no Site do Ministério do Trabalho o Regulamento da Conferência Nacional.

A reunião definiu uma Pré-Comissão de Organização da Conferência Regional, que estará aguardando as definições do Fórum Estadual de Economia Solidária e do Governo do Estado que irá estabelecerá Regulamento do Paraná.

A Pré Comissão realizará uma nova reunião no dia 09 de fevereiro – terça feira – às 8h, na Sede da ARAS, que terá a tarefa de organizar uma PLENÁRIA REGIONAL no dia 12 de fevereiro, às 9h, também na sede da ARAS.

Esta plenária objetiva a oficialização da Comissão Organizadora que definirá o local, a estrutura, data e os temas a serem abordados pela II Conferência Regional de Economia Solidária.

Abaixo a ATA :

ATA da primeira reunião dos movimentos sociais, empreendimentos, Instituições e Entidades de apoio de Maringá e região para preparação da II Conferencia Regional de Economia Solidária.

No dia primeiro de fevereiro de 2010, nas dependências do Centro Pastoral Arquidiocesano de Maringá, foi realizada a primeira reunião dos movimentos sociais empreendimentos, entidades e instituições públicas de Maringá e região para organização do primeiro conferencia regional de Economia Solidária. A reunião foi iniciada com a apresentação dos participantes, estando presente representantes de várias entidade da região. Em seguida Edson Pilatti fez intervenção inicial, destacando que a Conferência Regional de Economia Solidária deve ser realizada até dia 4 de abril de 2010, sendo este o prazo máximo permitido para a realização da mesma pelo regimento nacional, tendo em vista que a conferência nacional deve ser organizado em junho e a estadual até dia 1º de Maio.
Alguns participantes da reunião estiveram presentes no primeiro Fórum Social Mundial e a primeira Feira Mundial de Economia Solidária, realizado em Santa Maria – RS nos dias 22-24 de janeiro de 2010. No fórum social mundial foi realizada uma reunião com os representantes do fórum estadual de economia solidária, surgindo a proposta de organização de conferencias regionais. Então motivados por este evento, destaca-se a importância da economia solidária para a construção de um outro mundo possível. A colega Rosiany, coordenadora do Centro Social Marista, colocou a disponibilidade dos irmãos maristas em ceder o local para realização do evento, podendo ser oferecido o teatro marista ou o centro social marista, conforme disponibilidade das dependências em virtude da data da conferencia.

Carlos Emar Mariucci destaca também que concomitante a romaria do trabalhador que será realizada no dia primeiro de maio, será realizada uma feira de economia solidária nas cidades de Cruzeiro do Sul e Paranacity. Há,ainda, a proposta de a ITAIPU financiar a organização da conferencia Estadual caso esta seja organizada em Foz do Iguaçu, bem como trazer o professor Paul Singer para esta cidade. A organização da Conferência Regional é importante para fortalecer o movimento da economia solidária na região. Uma proposta se destaca entre as discussões: a eleição de uma comissão provisória (grupo de trabalho) para organização da conferência e a realização de uma plenária a ser realizada no prazo de doze dias. Fica então decidido a organização desta comissão para dar os primeiros encaminhamentos, estabelecer dialogo com o fórum estadual, entrar em contato com os empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e preparar a próxima plenária, a ser realizada no dia 12 de fevereiro, as 9 horas da manhã, aqui no CEPA. Foi também marcada uma reunião da comissão provisória para o dia 9 de fevereiro, às 8 horas da manhã também nas dependências do CEPA, com o objetivo de preparar a plenária que será realizada no dia 12 de fevereiro de 2010. Nada mais havendo a tratar, declara-se encerrada a reunião. Eu josimar Priori, secretariei esta reunião.
Segue em anexo a lista com o nome dos participantes.

Josimar Priori
Secretário da reunião
www.aras.org.br

Relação das Instituições e Organizações que participaram da reunião.

Carlos Emar Mariucci - carlosmariucci@gmail.com
(44) 9953-7783 - ARAS.
Edson Leonardo Pillati - edsonpilatti2000@yahoo.com.br (44)9144-3183 Plural Cooperativa
Leandro Torino da Silva - torino971@hotmail.com
(44) 99267783 UNITRABALHO UEM
Jéferson Damasceno - jefersowsd@yahoo.com.br
(44) 9409-1294 UNISOL Brasil
Anderson Miyakke - Ander_katsumi@yahoo.com.br
(44) 9133-8093 Mapeamento senaes
Sergio Inácio Gomes - Sergio.inacio13@hotmail.com (44)8802-2414 Senge-pr
Jose magon Junior - magonjr@gmail.com (44)9944-8895 ARAS
Rosiany Maria Da Silva - rosilva@marista.org.br>, (44)9804-8316 Centro Social Marista
Marcia Bianchi costa - mbianchicosta@gmail.com (44) 8819-0995 Prefeitura de paicandu
Juliana de oliveira - Ju_pdu@yahoo.com.br (44)8414-9632 Prefeitura De Paiçandu
Valdir de Fonseca - valdirdopt@hotmail.com (44)9103-8241 Vereador Paiçandu
João Flavio Borba - jfborbapj@hotmail.com (44)8431-5586 MST – Escola Milton santos
Jonas Jorge da Silva - jonasjorge13@hotmail.com (44)8402-3202 ARAS
Nilo Sobral Ramos - niloramos@yahoo.com.br (44)3025-4260 - 9914-0430 ARAS e Terra, Trabalho e cidadania
Josimar Priori - josimarpriori@hotmail.com (44) 9821-8092 ARAS
Elson Zumbi Borges - zumbizome@yahoo.com.br (44)9961-2606 MST / COPAVI
Alan Francisco Ferreira - allanmaneiro@hotmail.com (44)9962-8119 MST/ Brigada Salvador Allende
Adilson Gumieiro – Maguila - agumieiro@ig.com.br (44)3463-1124 COPAVI/ Fundação Terra
Maria Aparecida Alves - mariahzooz@hotmail.com (44)3261-3893 84013942 Núcleo Unitrabalho UEM
Celio Pedro da Silva - celiopedro@hotmail.com (44)9929-4858 Fundação Terra MST

Abaixo a relação das Instituições e Organizações que participaram do evento em Santa Maria;
1. ARAS- Cáritas Arquidiocese de Maringá– www.aras.org.br
2. Plural Cooperativa Ltda. http://www.territorioplural.com.br/
3. Cáritas Paraná http://www.cnbb.org.br/site/ - http://www.cnbbs2.org.br/
4. Núcleo de Economia Solidária da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. http://nuclesolfecea.blogspot.com/
5. Centro Social Marista de Maringá – www.marista.org.br
6. Via Campesina de Planaltina do Paraná http://www.mst.org.br/ - http://viacampesina.org/main_en/
7. ONG Terra, Trabalho e Cidadania - Paranavaí
8. Representantes de Paróquias de Sarandi.
9. Mandato do Vereador Humberto Henrique. http://www.humbertohenrique.com.br/
10. Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA São Pedro do Ivaí.
11. Sindicato nas Indústrias Urbanas de Maringá e Região Noroeste do Paraná. http://www.steem.org.br/
12. APMIF (ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA) de Lobato – PR.

Mais informações: http://economiasolidariaeagroenergiaparana.blogspot.com

Nenhum comentário: