terça-feira, 27 de outubro de 2009

Para Dr. Laranjeira a internação involuntária é o central para o tratamento de usuários de drogas

O Dr. Ronaldo Laranjeiras da UNIFESP centra o debate sobre a questão do crack na internação voluntária. As vozes do atraso e da "volta ao passado" buscam novamente com um suposto conhecimento cientifico centrar a questão do tratamento de usuários de drogas a internação de pessoas sem o seu consentimento. Mesmo depois, das constatações de que as internações forçadas só levam a rupturas dos laços sociais, de resultados terapêuticos pífios e de constantes violações dos direitos humanos.

A Câmara Federal tem feito um debate acerca de uma nova política sobre as drogas e nele o tema da redução de danos e de uma política pública voltada a não criminalizar os usuários tem ganho relevo. Não só por fortalecer a legislação atual, da Reforma Psiquiátrica (referência mundial para OMS), mas pelos mesmos serem uma política com resultados mais eficientes e que fortalecem aos direitos humanos em nosso país.
Veja a matéria do Jornal Nacional sobre a questão do crack, com a lamentável posição de Laranjeiras e as ponderações do Ministério da Saúde, através de Pedro Gabriel Delgado, coordenador de saúde mental.

Nenhum comentário: