quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal dos Catadores: Presidente afirma: "Os catadores serão incorporados ao sistema produtivo do país"

O presidente da República, Lula, pelo sétimo ano consecutivo, encontrou-se com catadores de materiais recicláveis e movimentos de pessoas em situação de rua para a celebração de Natal, além de ouvir reivindicações do setor.

Anunciou que o governo irá criar um conjunto de ações e políticas públicas que busquem com que as cooperativas de catadores sejam incorporadas ao "sistema produtivo nacional". Trazendo benefícios para as empresas que comprarem das cooperativas de reciclagem, fortalecendo na prática o contrato social dessas cooperativas. Enfraquecendo de forma considerável o papel do "atravessador". Valorizando o trabalho desenvolvido por milhares de catadores que na prática fazem a promoção da reciclagem e do meio ambiente.


Essas ações que buscam fortalecer as cadeias produtivas solidárias, no ramo da reciclagem é um passo fundamental na inclusão através da promoção do trabalho digno desses trabalhadores e trabalhadoras que durante décadas foram mal vistos e viviam na "invisibilidade social".

Compromissos do Presidente com as cooperativas de reciclagem e com os moradores em situação de Rua:

1. Decidiu-se reconhecer formalmente a atividade de catador de material recliclável, incluindo-a no “sistema produtivo do país”.

2. O governo concederá incentivo fiscal (crédito de IPI) às indústrias que comprarem material reciclável das cooperativas de catadores de rua em todo Brasil.

3. Anunciou-se a criação de uma “política nacional para os moradores de rua. Será coordenada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vinculada a Lula.

4. Lula informou que o governo converterá imóveis desocupados da União em moradias populares. Falou em 25 prédios. Coisa de R$ 20 milhões.


Veja o vídeo em que Lula se compromete com as Cooperativas de Reciclagem:


Nenhum comentário: