domingo, 27 de setembro de 2009

I ENCONTRO MUNICIPAL DE ECOSOL - VÁRZEA PAULISTA

Várzea realiza I Encontro Municipal de Economia Solidária

Referências nacionais da área prestigiarão o evento, entre elas o secretário nacional do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer

Com diversos projetos de Economia Solidária em vigor, Várzea Paulista realiza no dia 2 de outubro (sexta-feira) o seu primeiro seminário municipal sobre o tema. O evento será realizado das 8h30 às 17 horas e contará com a presença do secretário nacional de economia solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer; Sandra Praxedes, da rede de gestores de políticas públicas de Economia Solidária e do programa Osasco Solidária, entre outras referências nacionais da área.

A expectativa é que cerca de 200 pessoas do município e da região participem do evento, que tem como objetivo disseminar os valores da economia solidária, gerando novas formas de consumo e de relacionamento entre as pessoas. “O nosso objetivo é disseminar esses valores no município e criar um novo tipo de economia, que valoriza os potenciais de cada um”, explica a secretária adjunta de Assistência Social, Ginay Povoa.

Personalidade de destaque na área da economia solidária no Brasil e no mundo, Paul Singer abordará o tema “A Política Pública de Economia Solidaria como estratégia de inclusão e Emancipação Social”. As feiras de economia solidária também serão um assunto abordado, já que Várzea Paulista está vivenciando esta experiência, com a realização da primeira Feira de Trocas Solidárias municipal no início deste mês. “Estamos desenvolvendo uma forma das pessoas se conscientizarem se inserirem na sociedade, tornando os profissionais informais pessoas reconhecidas” , diz Luciane Mosca, diretora de Economia Solidária em Várzea Paulista.

Economia Solidária

Cooperação, fortalecimento do grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem. Este é o ritmo de trabalho daqueles que trabalham de acordo com os valores da Economia Solidária. Este novo sistema é uma prática regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo. Também é entendida como uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.


Paul Singer

Autor de mais de 20 obras, Paul Singer nasceu na Áustria, em 1932, numa família de pequenos comerciantes judeus. Iniciou seus estudos ainda em seu país de origem, tendo imigrado para o Brasil em 1940. Aqui, fez o curso técnico de eletrotécnica, trabalhou em indústrias como eletrotécnico e militou no movimento sindical. Como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve que paralisou a indústria paulistana em 1953.
Posteriormente, estudou Economia na Universidade de São Paulo e iniciou sua atividade docente na USP, obtendo o grau de doutor em Sociologia. Entre 1966 e 1967, estudou Demografia em Princeton. Em 1968, apresentou sua tese de livre-docência e retomou suas atividades como professor da USP até ter seus direitos políticos cassados pelo AI-5 e ser aposentado compulsoriamente, em razão de suas atividades políticas, em 1969. Nessa época participou da fundação do CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que se constituiu em importante núcleo da inteligência brasileira de oposição à ditadura militar. Atuou no Cebrap até 1988, quando foi secretário Municipal de Planejamento de São Paulo.
Trabalhando recentemente com o tema da economia solidária, o professor Paul Singer assumiu a tarefa de implementar, desde junho de 2003, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), constituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego.

Programação:

8h30 - Credenciamento

9h30 - Café10h00 - Abertura e Composição de mesaVárzea Paulista suas experiências e resultados em Economia Solidária

11h:30 - A Política Pública de Economia Solidaria como estratégia de inclusão e Emancipação Social. – PROFº PAUL ISRAEL SINGER : Secretário Nacional de Economia Solidaria

13h00 - Almoço

14h15 - Nova Configuração do trabalho e a inserção de populações de baixa renda. Sandra Faé Praxedes. – Rede de Gestores Nacional, e Gestora Municipal de Osasco.

15h30 - Café

16h00 - Feiras de Economia Solidária “Fomento a Dignidade e ao Trabalho”.
Lilia Faria Coutinho – Gestora Pública do Município de Campinas, e coordenadora da Feira Regional de Economia Solidaria em Campinas.

17h00: Encerramento.

Nota: A prefeitura municipal de Varzea Paulista vem apostando na Economia Solidária, dando apoio e impulsionando diversos arranjos produtivos e empreendimentos economicos solidários. A Prefeitura realizou recentemente um processo de formação e capacitação dos funcionários, visando com que os mesmos, melhorem a aplicação das políticas públicas emancipatórias realizadas na cidade.

Leia a matéria sobre o processo de formação de servidos públicos de Varzea Paulista, em Economia Solidária.

Nenhum comentário: