terça-feira, 22 de setembro de 2009

Produção Cultural e Economia Solidária: conheça o CUBO CARD


O que é o Cubo Card?


O Cubo Card é um sistema de crédito pautado pela troca de serviços e produtos na perspectiva da auto-sustentabilidade de coletivos culturais.Criado oficialmente em 2004, a princípio para o desenvolvimento do cenário musical, bandas autorais conseguiram receber cachês em cubo card. E através da moeda complementar, pagavam assessoria de comunicação, gravações, ensaios e etc, investindo no crescimento da própria banda. A partir daí, um mercado alternativo foi construído valorizando o trabalho cultural.Hoje o cubo card já tem disponível em seu sistema restaurantes, hotéis, curso de inglês, tatuagens, livros, ingressos de eventos, cerveja, refrigerante, água, serviços audiovisuais, assessoria de comunicação, spot´s, jingles, ensaios, papelaria, cd´s, locação de vídeos e etc.








Sistema solidário Cubo Card se intensifica e já oferece cardápio cultural


Criado em 2004, o Cubo Card é um sistema de crédito pautado pela troca de serviços e produtos na perspectiva da autossustentabilidade de coletivos culturais. A princípio, as trocas visavam ao desenvolvimento do cenário musical, bandas autorais conseguiram receber cachês em cubo card e pagavam assessoria de comunicação, gravações, ensaios etc, investindo no crescimento da própria banda. O resultado dessa iniciativa já é conhecido em Cuiabá (MT). Bandas e o cenário cultural ganham força com o sistema monetário alternativo. Atualmente, o Cubo Card já mantém disponível em seu sistema restaurantes, hotéis, curso de inglês, tatuagens, livros, ingressos de eventos, serviços audiovisuais, assessoria de comunicação, spots, jingles, papelaria etc. O que entra de receita no Coletivo Espaço Cubo é transformado em crédito, na seguinte proporção em relação à nossa moeda: 1 Cubo Card é igual a 1 real. Como resultado desta prática, surgiram ótimas bandas alternativas, por exemplo, o Macaco Bong, que em 2008 lançou seu primeiro cd, Artista Igual Pedreiro. E dando mais um exemplo de amadurecimento na gestão e organização, o sistema de crédito alternativo apresentou no primeiro semestre de 2009 um projeto para a Fundação Banco do Brasil, para pleitear um convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho.


Para se integrar, acesse www.cubocard.blogspot.com, www.espacocubo.blogger.com.br ou envie um email para cubocard@gmail.com

Nenhum comentário: