quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gilberto, do FPES participa dos debates sobre os Grupos Indígenas no FSM 10 Anos

Foto Dolcimar Luis da Silva

Gilberto, membro da Associação Arte Nativa Indígena - Guarulhos/SP e do Fórum Paulista de Economia Solidária participa ativamente dos debates sobre a necessidade de ampliar as políticas públicas em favor do povo indígena. A matéria abaixo foi publicada na página do FSM 10 Anos.

Grupos Indígenas discutem distribuição de terra e direito a saúde


Cacique Valdomiro da comunidade do Morro do Osso de Porto Alegre exclama ”Sofremos as consequancias da falata de reconhecimento do povo indígena no Brasil”

Durante essa tarde, quarta-feira 27, um grupo de diversas comunidades indígenas brasileiras se reuniram no Forum Social Mundial no Parque Eduardo Gomes em Canoas para unir forças em busca da sonhada demarcação de terras através de um apoio a FUNAI e acesso a saúde de qualidade através da FUNASA.

Hoje o Brasil tem apenas cerca de 220 Índios. “somos uma comunidade pequena, temos dificuldade em sermos ouvidos pelos meios de comunicação e dar voz a permanência de nossa cultura” diz Awá Kuaray, Tupiguarani do estado de São Paulo atribuindo ao Forum mais uma força para suas reinvidicações.

Entre os pontos discutidos e questionados pelo Indios, o repasse de verbas para as tribos brasileiras. Dinheiro que segundo eles não chega ao destino, que seria desviado.

A caigangue de Viamão (RS) Juracema Nascimento observa que no estatuo do Povo Indigema é atribuído muitos direitos aos Indios, mas que segundo ela ficaram, só no papel.

“Também pedimos aqui educação. as professoras possam chegar nas nossas tribos ensinar nosso povo. Só quero um pedacinho de terra para cuidar da inha família e da natureza” diz.

Por Taís Dal Ri

Nenhum comentário: