quinta-feira, 7 de maio de 2009

Livro: Desafios para a Desinstitucionalização - Censo Psicossocial dos Moradores em Hospitais Psiquiátricos no Estado de São Paulo

Clique na imagem e leia o livro Desafios para a Desinstitucionalização


A Secretaria Estadual de Saúde, através da coordenação de Sonia Barros e Regina Bichaf lançou recentemente o Livro: Desafios para a Desinstitucionalização.

As autoras dos textos:

Ana Luiza Aranha
Ana Maria Fernandes Pitta
Elaine Maria Covre
Jussara Chavarski de Souza
Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira
Maria Fernanda de Silvio Nicácio
Maura de Souza Vasco
Mirsa Elisabeth Dellosi
Regina Bichaff
Sônia Barros

Como afirma, "Um censo psicossocial de moradores em hospitais psiquiátricos, doravante denominado Censo, foi a escolha metodológica definida pelo GTAE/CPS/SES-SP para a construção de uma proposta de desinstitucionalização de pacientes de longa permanência dos hospitais psiquiátricos".

O Censo identificou 6349 moradores, de um universo informado de 6542.
A publicação desse é um importante instrumento de promoção de um processo mais profundo de desinstitucionalização, para esses moradores com larga permanência em hospitais psiquiátricos.
Mas, também constitui-se como uma ferramenta de reflexão dos resultados de políticas focadas nas instituições de disciplina. Mostrando, claramente através dos dados levantados, que diversos aspectos da vida social (trabalho, educação, sexualidade...) eram totalmente (ou quse) suprimidas dos modos de existência desses moradores.

Os resultados desse Censo deixam claro que as internações em hospitais psiquiátricos, como políticas de promoção de saúde, não tiveram nenhum efeito, ou pior, caminharam em sentido contrário, ao tirar dessas pessoas o direito de exercerem plenamente sua cidadania (seus direitos humanos).

Nenhum comentário: