segunda-feira, 13 de julho de 2009

Inscrições para o Festival de Cultura Popular de Paranapiacaba

O problema de querer "enquadrar" a Cultura Popular, esta mesmo de raiz, de sangue e luta pela liberdade, aos padrões da Indústria Cultural, de um mercado que transforma a produção cultural e os artistas em laranjas, que após sugadas, sobra o bagaço que é dispensado na lixeira.
Esta tem sido a realidade da Indústria em relação à toda a produção " independente" que começa a aparecer. "Enquadrar" significa tirar do eixo original e conduzir para outro eixo, exatamente aquele que nós, Festeiros, artistas populares, e fomentadores de Cultura, pois eu sempre digo e repito aqui no Núcleo de Cultura Popular de Paranapiacaba, nós não fazemos EVENTO, nós FOMENTAMOS a CULTURA POPULAR, em forma de FESTA, ENCONTRO, FESTIVAL, FEIRA. Mas antes de tudo é o fortalecer a Cultura e não fazer evento. A grande diferença está contida nesta postura. E pelo quinto ano, Paranapiacaba realizará, talvez este ano sem qualquer apoio governamental o Festival de Cultura Popular, e este ano, conincidentemente com a matéria sobre a obrigação do repentista tirar o DRT, nós estaremos realizando o primeiro encontro de repentistas de São Paulo, talvez, seria bom, a discussão sobre esta condição vir a tona em nossa Festa, pois a Festa, que é alegria, também é união, e momento para fortalecer o MOVIMENTO.

Estamos com inscriçoes abertas para que repentistas da Grande São Paulo venham mostrar seu trabalho, vender seu cordel, passar o chapéu. A organização tem a oferecer as estadias gratuitas para os repentistas, almoço, café da manhã e jantar gratuitos comunitários, alojamento Universitário, espaço gratuito ( escambo pois a troca é pela cultura) para a comercializaçã o a preço justo e solidário de CDs, Camisetas, instrumentos musicais e literatura de cordel.

Os interessados, devem enviar e-mail para: ceramicaparanapiaca ba@yahoo. com.br - Wal Volk, movimento de resistencia cultural da Vila Histórica de Paranapiacaba - Festeira Local.

Nenhum comentário: