quinta-feira, 2 de julho de 2009

UNISOL fortalece Cooperativas de Reciclagem em São Bernardo do Campo

Cooperativas de reciclagem recebem novos equipamentos

Por: Deise Cavignato (deise@abcdmaior.com.br)

Prensa foi entregue para a cooperativa Refazendo de São Bernardo. Foto: Amanda Perobelli
Prefeituras, Fundação Banco do Brasil e Unisol Brasil são as intermediadoras
As cooperativas Refazendo (São Bernardo) e Cooperlimpa (Diadema) de reciclagem receberam equipamentos nesta quarta-feira (01/07) com o apoio das prefeituras, da Fundação Banco do Brasil e da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários).
Foram entregues em Diadema um computador, uma prensa, uma balança e um caminhão. Na cooperativa de São Bernardo, os equipamentos entregues foram uma prensa e uma empilhadeira.

A presidente da Refazendo, Francisca Maria Lima Araújo, diz que já tem 45 cooperados. “Nós lutamos por muito tempo por novos equipamentos, mas a burocracia é muito grande também. Agora vamos poder produzir e vender mais”, afirmou.
As duas cooperativas são filiadas a Unisol e o diretor tesoureiro, Marcelo Kehdi Gomes Rodrigues esteve presente para a entrega dos equipamentos. “A Unisol tem trabalhado bastante para apoiar o setor de reciclagem que tem sofrido muito nesse período de crise mundial”, explicou.
O responsável pela diretoria de fomento à indústria no apoio ao empreendedorismo de trabalho e renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Nilson Tadashi Oda, disse que a Prefeitura tem desenvolvido trabalhos de geração e renda. “Estamos tentando aprimorar as cooperativas de reciclagem porque essas pessoas ficavam no lixão do Alvarenga. É possível que façamos ainda uma outra cooperativa que agregue cerca de 40 catadores de rua. Essa iniciativa concilia o aspecto social, econômico e ambiental”, disse Tadashi.

Nenhum comentário: