quinta-feira, 16 de julho de 2009

CONSTRUIR O FÓRUM SOCIAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA- 2010


Das mobilizações em protesto pela não realização da Feira nasce o Fórum Social da Economia Solidária, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro em Santa Maria, as vésperas do Fórum Social Mundial 2010, que ocorrerá na Grande Porto Alegre.

O Fórum Social Mundial completa dez anos e retorna ao Rio Grande do Sul, onde nasceu. Nesses dez anos houve um processo inovador de constituição de processos coletivos de reflexão e de trocas de experiências, mostrando as alternativas ao neoliberalismo e aos organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, OMC...). As ruas do mundo foram palcos de diversos atos e manifestações denunciando a guerra, o neoliberalismo e todas as formas de exclusão social, econômica e cultural.

No início do século XXI o décimo ano do Fórum Social Mundial tem diante de si uma crise estrutural do sistema economico e social. As críticas apontadas mostraram-se acertadas e atualmente o mundo todo vive uma conjunção de crises (econômicas, sociais, ambientais, financeiras).

Nesse cenário, a apresentação de novos modelos de organização social, política e econômica são fundamentais para buscar saídas progressistas a crise, o golpe em Honduras a tentativa na Venezuela, são sinais de saídas conservadoras.
A afirmação de que é possível construir uma saída econômica, baseada na autoorganização dos trabalhadores e trabalhadoras, é afirmar o processo coletivo da construção desse novo ator social que vem se fortalecendo no país, na América Latina e a nível mundial que é a Economia Solidária.

Nesse sentido, a realização do Fórum Social da Economia Solidária, em vésperas ao FSM 2010, é apresentar a Economia Solidária, como uma saída popular a crise. Afirmando a necessidade de construirmos um desenvolvimento justo, sustentável e solidário, protagonizado pelos homens e mulheres que vivem do trabalho.

A Carta de Santa Maria lançada após o cancelamento da Feira, faz um chamado ao movimento de Economia Solidária para construir o Fórum da Economia Solidária:

"(...) foi lançado, para o mês de Janeiro de 2010, na comemoração dos 10 anos do Fórum Social Mundial, cujo evento será realizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS, em janeiro de 2010, a realização do 1º Fórum Mundial da Economia Solidária e 1ª Feira Mundial da Economia Solidária, em Santa Maria - RS - Brasil, antes dos Eventos de Porto Alegre, RS. Este evento será realizado com a presença de todas as Redes Mundiais de todos os Continentes de Economia Solidária afirmando, com certeza, que “Um Outro Mundo é Possível” e de “Uma Outra Economia já Acontece”. Santa Maria, RS - Brasil, 10 a 12 de julho de 2009 - Os Representantes das 60 Comissões da Feira de 2009 e os Representantes dos 15 Estados Brasileiros juntamente com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e os Fóruns Estaduais e Entidades Parceiras e Apoiadoras dos Eventos Cancelados.

2 comentários:

Naçãp Hip Hop disse...

Somos a Nação Hip Hop Brasil de Santa Maria e na ultima Feira de Economia Popular Solidária laçamos a 1ª Coletânea de Rap de Santa Maria produzida por nós mesmos. Dia 30 de setembro de 2008 foi aprovada a lei de nº 13.043 que institui a Semana Estadual do Hip Hop, a ser realizada anualmente, na segunda semana do mês de maio. Vamos construir o 1º Seminário do Hip Hop e o Forum Gaúcho de Hip Hop que acontecerá no acampamento intercontinental da juventude onde construiremos a cidade do Hip Hop no Forúm Social Mundial de 2010 em Porto Alegre, temos muito interesse de estar participando das reuniões pois queremos também fazer parte da economia solidária da forma que o Hip Hop se expressa e produz seu material para que possamos estabelecer uma relação entre as partes. Luciano Penna do Santos - LULA (Presidente da Nação Hip Hop Brasil de Santa Maria)

Naçãp Hip Hop disse...

UM OUTRO MUNDO É POSSIVEL