segunda-feira, 2 de março de 2009

Conheça o Blog de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária

Nasce um novo espaço de comunicação e informação digital: O Blog Etnodesenvolvimento e Economia Solidária.
“O Etnodesenvolvimento significa que uma etnia, autóctone, tribal ou outra matém o controle sobre suas próprias terras, seus recursos, sua organização social e sua cultura, e é livre para negorcias com o Estado o estabelecimento de relações segundo seus interesses e o prícncipios da economia solidária”
OBJETIVOS DA REDE DE ATIVISTAS DO ETNODESENVOLVIMENTO

Fomentar o surgimento da Rede Solidária Quilombola
Criar diretrizes para resolver os problemas coletivos
Criar oportunidades para que o sujeito reconheça o conhecimento da sua ancestralidade
Promover a acessibilidade das novas tecnologias com o desenvolvimento de uma linguagem estética própria.
Emancipação sócio- cultural-econômica dos cidadãos das comunidades quilombolas
Garantir o controle dos registros, mapear as suas potencialidades.
Fomentar o diálogo entre as comunidades;Por meio de ferramentas digitais Intensificar a comunicação entre as comunidades.

Entre e Confira: http://etnodesenvolvimento.wordpress.com

Texto de um jovem de Maputo (Africa) refletindo sua origem e os desafios de seu povo, a partir do significado do nascimento de uma criança.

O significado do nascimento na minha terra
Por: Leonildo Banze a.k.a DingZwayu (Maputo - Africa)

A estória que me proponho a compartilhar convosco, diz respeito às diferentes reacções que a gente da Minha Terra manifesta quando uma mulher dá luz a um bebé do sexo masculino ou, obviamente, do sexo feminino. Apenas para vos situar meus caros: eu sou africano de Moçambique, nascido em Maputo, mas com sangue dos Chope (comunidade patrilinear) percorrendo minhas veias. A razão disto prende-se com o facto dos meus pais serem oriundos daquela região. Esta região estende-se desde o norte da Província de Gaza até o sul da Província de Inhambane.Esta minha terra caracteriza-se pelo muito elevado índice de analfabetismo, onde a estrutura socioeconómica, apesar das características próprias de uma região rural africana, tem algumas semelhanças com a de outras regiões do mundo nomeadamente, os Estados Unidos da América, Reino Unido e Brasil só para citar alguns exemplos. Isto porque nela também prevalece “a lei do mais forte”, ou seja é “gente” todo aquele indivíduo que detém algum poder económico numa região onde a maioria esmagadora é pobre.É nesta maioria onde reside o elevado índice de esperança de algum dia afugentar o mal da pobreza. Sempre se procura esperança em alguma coisa: numa árvore, onde se estabelece contacto com os antepassados; num terreno herdado, que pode ser vendido a qualquer momento; num familiar que violou a fronteira da vizinha República da África do Sul e se faz lá dentro a procura de riqueza, que algumas ilusões acreditam lá abundar; nas divindades, razão pela qual pululam nestas bandas diversas religiões, desde as animistas até as verdadeiras multinacionais da fé, com maior enfoque a Igreja Universal do Reino de Deus. Mas a esperança a se ter em conta nesta Minha Terra tem a ver com o nascimento de uma criança. Obviamente que é um motivo de júbilo, porque é o aparecimento de mais um membro da família, que para trazê-lo ao mundo foi necessário muito amor sobretudo na hora de decisão da consumação do acto. Mesmo assim o significado do nascimento na minha terra estica-se ainda mais. Ao longo de muitos anos homem que seja digno de sê-lo, tinha que provar a sua masculinidade ajudando a gerar rapazes, não só pelas razões já descritas, mas também pela importância que o nome representa nas sociedades africanas. Explico: é que o nome passa de geração para geração através da linhagem masculina. Estes impõem o uso do seu nome quando criam uma nova família e assim em diante. Há, também o factor económico isto é, mesmo depois de casado, o homem tem obrigação de proporcionar um bem-estar eterno aos seus pais, pelo menos quando vivos.Já o nascimento de uma mulher foi ao longo dos tempos, motivo de insatisfação, o que em muitos casos termina em separação dos pais. A mulher não podia preservar o nome da família e muito menos proporcionar o bem-estar eterno dos pais, enquanto vivos, depois de se casar.Isto acontece porque na Minha Terra não se dá importância ao facto de uma mulher ter que ir a uma escola formal e se formar. Ela, mas é, deve ajudar a mãe nos trabalhos domésticos e na machamba / no campo.Eis a surpresa: nos últimos tempos, a mulher se transformou na fonte de rendimento mais viável no que diz respeito à espécie humana.Ter um número considerável de filhas, significa ser proprietário de também um número considerável de cabeças de gado bovino. É que no casamento tradicional dos Chope e não só (lobolo), ocorre um acto de “venda” da mulher, onde se recebe em troca cabeças de gado bovino e/ou avultadas somas de dinheiro convencional. O que se tem verificado ultimamente é que a mulher nem precisa de se formar para se transformar em “bem” para os pais. Ela tem mais um dado, que bem utilizado no momento certo e com a pessoa certa gera riqueza. É o facto de ela ser mulher… Isso não é novidade para ninguém e os homens sabem muito bem disso.

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