segunda-feira, 30 de março de 2009

Dia 30, América Latina nas ruas contra a crise: Onde está o movimento da Economia Solidária?

Importante debate colocado pelo Paulo Marques (do Blog Economia Socialista), a respeito da economia solidária no Brasil e sua relação com os movimentos sociais, este artigo também foi publicado na Revista Fórum e no Blog Outra Economia Acontece.
Na IV Plenária do Fórum Brasileiro de ECOSOL, no fim do ano passado, houve um importante debate sobre a criação de um novo segmento no FBES voltado ao estreitamento de relações com o conjunto dos movimentos sociais. Mas, infelizmente, o mesmo foi vetado, e os movimentos sociais só podem participar na coordenação se encaixar-se nos três segmentos já existentes (empreendimentos, entidades de assessoria e gestor público).
Uma posição lamentável, que levou o FBES a um isolamento. Na Carta ao Governo Lula, que culminou em uma reunião em Brasília, o FBES estava ausente. Nas manifestações do dia 30 (hoje) os movimentos sociais de todo mundo sairam as ruas contra a crise e apontando alternativas, e no Brasil o FBES estava ausente novamente. A Coordenação dos Movimentos Sociais, que reúne movimentos sociais de todo o tipo, estudantil, sindical, popular etc. E o FBES também não esta na CMS. Diferentemente, de outros países onde o tema da Autogestão dos Trabalhadores aparecem como uma alternativa popular a CRISE, no Brasil nos materiais do dia 30 não há nenhuma menção as experiências autogeridas.
Aqui em São Paulo, começou uma importante discussão voltado a aproximação do Fórum Paulista com os movimentos sociais, na sexta-feira agora, terá uma reunião da Coordenação Estadual do Fórum, na qual essa discussão estará presente.

Leia a reflexão de Paulo Marques.

Por uma Economia Solidária ligada aos Movimentos Sociais!!!

Nenhum comentário: