sábado, 25 de abril de 2009

Cooperativas do ABCD recebem equipamentos


Por: Deise Cavignato (deise@abcdmaior.com.br)

Computadores, balanças e prensas foram adquiridos com verba doada por projeto canadense

A Coopcent, que reúne outras 15 cooperativas e associações de reciclagem do ABCD, formalizou nesta sexta-feira (24/04) o recebimento de 14 computadores, dez balanças e cinco prensas que serão distribuídas entre as entidades. A verba veio do Projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá, que ao longo de seis anos já doou cerca de um milhão de dólares canadenses.

De acordo com o presidente da Coopcent, José Lacerda Borges, a distribuição de material será feita conforme a necessidade de cada cooperativa. “Antes algumas cooperativas não conseguiam fazer o fardo dos recicláveis conforme as indústrias queriam e tínhamos de vender o produto pela metade do preço. Agora o lucro será maior”, contou.

A coordenadora geral do projeto, a canadense Jutta Gutberlet, participa do projeto desde 2003. A busca pelo financiamento para ajudar o projeto de reciclagem foi aprovada pelo Canadá em 2005, mas houve problemas quanto à entrega da verba. Na época, quem intermediava o custo era a Fundação Santo André, mas problemas na administração da instituição paralizaram a parceria. A atual parceira do projeto é a USP (Universidade de São Paulo).

Jutta explica que no Canadá a coleta seletiva é automatizada. “Tem mais máquinas envolvidas no processo. Por outro lado, a reciclagem informal que é pouca assistida pelo governo. O projeto está levando boas experiências do Brasil para o Canadá e vice-versa”, falou.

A assistente social da Prefeitura de São Bernardo, Dalva Pagani, trabalha no programa de inclusão produtiva e acompanha o projeto desde 1997 quando a Prefeitura recebeu uma denúncia do Ministério Público. “Antes havia crianças no lixão e resgatamos a cidadania dessas famílias”, afirmou. A Prefeitura chegou a fazer parcerias com a USP e com o Sebrae para a sustentabilidade dos projetos da Administração.

Nenhum comentário: