quinta-feira, 30 de abril de 2009

Iniciativas de Comércio Justo e Solidário em Portugal

Foto: ENCONTRO E DEBATE SOBRE MERCADOS SOLIDÁRIOS E MOEDA SOCIAL - AJPAZ

O Blog Juventude Solidária a partir dos contatos feitos pelo amigo João Marcus que esta fazendo seu Doutorado em Portugal, disponibiliza abaixo informações sobre cooperativas e entidades de apoio e fomento do Comércio Justo em Portugal.



CIDAC (Centro de Informação e Documentação Anti-Colonial)

As opções mais recentes vêm na continuidade da acção do CIDAC, baseada na informação, pesquisa e formação para o desenvolvimento, tanto nos Países de Língua Oficial Portuguesa como em Portugal, como forma de contribuir para a construção de uma relação solidária entre os povos. Ao longo de quase três décadas, o CIDAC participou, sempre em conjunto com parceiros locais, na promoção de mais de uma centena de projectos de desenvolvimento, de diferentes dimensões, natureza e impactos, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e, mais recentemente, Timor-Leste. Alguns destes projectos foram especialmente marcantes, quer pelo seu carácter estruturante (caso da formação de animadores sociais em Cabo Verde, que se desenrolou durante 17 anos, através de etapas progressivamente mais complexas e exigentes e com cujos formandos se desenvolveram posteriormente projectos no domínio do combate à pobreza), quer pelo seu carácter inovador (caso de dois projectos de apoio à adequação do ensino básico às condições da vida camponesa na Guiné-Bissau, incluindo a experimentação do ensino do Crioulo guineense nos primeiros anos de escolaridade, antes da introdução da língua portuguesa, ou de um projecto no Namibe de reforço das potencialidades da pesca artesanal, envolvendo uma parceria entre os pescadores, uma escola profissional e uma empresa local com capacidade de refrigeração). O CIDAC nasceu de uma luta pela liberdade e pela justiça, assim como pelo que hoje designaríamos como o exercício de uma cidadania activa. Cidadãos informados tornam-se mais facilmente agentes de mudança face às assimetrias e injustiças, a nível local como global, e mais exigentes face às políticas públicas e dos agentes privados. É importante que se acredite, porque se experimenta e se reflecte sobre os respectivos impactos, que a acção dos cidadãos pode influenciar as tomadas de decisão dos que têm o poder e a responsabilidade de decidir. É neste sentido que o CIDAC tem concretizado, em parceria com organizações não-governamentais de outros países europeus, projectos de Educação para o Desenvolvimento, distinguindo-se também alguns pelo seu carácter estruturante (como no caso da sensibilização e formação de dirigentes juvenis com o objectivo de criar capacidades de acesso à informação, de análise e de iniciativa face a alguns dos grandes problemas mundiais que afectam a qualidade de vida de milhões de seres humanos ou ainda no caso da pesquisa e divulgação de temáticas no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento) e outros pelo seu carácter inovador (como a formação de consumidores responsáveis, nomeadamente através da introdução em Portugal do conceito e das práticas do Comércio Justo).


A ORGANIZAÇÃO

Para tornar realidade a sua missão e opções de intervenção, é indispensável ao CIDAC assegurar uma procura sistemática e coerente da viabilidade e sustentabilidade da organização, baseada numa permanente revitalização da dinâmica associativa e numa concepção organizacional caracterizada pela existência de uma pequena equipa central, competente e disponível para a relação com o público, complementada por um grupo de colaboradores regulares, incluindo voluntários e estagiários. O CIDAC tem assim vindo a caminhar, simultaneamente, para uma especialização da sua prática e para um entrelaçamento com a de outros, criando cumplicidades alargadas capazes de gerar mudanças mais significativas.



Localizado:

Endereço Postal:
Rua Pinheiro Chagas, 77 - 2º Esqº1069-069

LISBOA - PORTUGAL

email: cidac"at"cidac.pt
Telefone: (+351) 21 317 28 60
Fax: (+351) 21 317 28 70

A Mó de Vida é uma cooperativa de comércio justo, voltado a desenvolver atividades de comercialização, como também de consumo responsável e consciente. Desenvolve também atividades de formação e informação, atividades de Turimos Ético e Sustentável, Animação Cultural e Solidária e formação de voluntários para o comércio justo.

A Mó de Vida é Membro Fundador da Coordenação Portuguesa do Comércio Justo
Membro da Federação Nacional das Cooperativas de Consumidores

POR UM COMÉRCIO JUSTO MUNDIAL E TRANSFORMADOR, INTEGRADO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA E PELA SOBERANIA ALIMENTAR DOS POVOS!

Localizada:

Calçadinha da Horta, 192800-564 PRAGAL - ALMADA

Tel 21 272 06 41



é uma associação que tem por objectivo construir uma Cultura de Paz, baseada no Respeito pelos Direitos de todas as Pessoas, na Democracia Paritária, Inclusiva e Participativa, na Justiça Cognitiva e Social e num Ambiente Saudável capaz de dar e preservar a Vida.

Vivemos sob um sistema patriarcal e capitalista que oprime, explora, domina e exclui uma imensa maioria de Mulheres e Homens das decisões sobre o seu presente e futuro e lhes nega o seu passado. Desta imensa massa humana excluída, queremos dar uma atenção privilegiada às Mulheres, às Jovens Mulheres e às Comunidades Locais, estejam elas onde estiverem. Estas identidades, tornadas subalternas – mas que na verdade são a maioria do Mundo – são marcadas e atingidas pela violência e pela pobreza, privadas da sua liberdade e dos seus direitos.

Apesar de todas as dificuldades, elas resistem diariamente, construindo alternativas e, neste sentido, são fazedoras de paz. Propomo-nos, portanto, construir, praticar, apoiar, valorizar e visibilizar as alternativas que, aqui e em todos os lugares, constroem um mundo onde a dignidade, a diversidade, os direitos e as liberdades de todas e de todos são consideradas a maior riqueza e a melhor garantia de futuro.
“Das nossas lutas feministas e das que as nossas antepassadas protagonizaram em todos os continentes, nasceram novos espaços de liberdade, para nós, para as nossas filhas, para os nossos filhos e para as nossas netas e netos, que, depois de nós, caminharão sobre a terra.”(Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade)

Localizada:

Rua de São João3130-080 Granja do Ulmeiro - Portugal
Telefone: +351 - 239 642815

Telemovel: +351 - 962477031

Fax: +351 - 239 642816



Cooperativa de Consumidores fundada no distrito de Setubal em 1990.
Iniciou a sua actividade económica em 1992, com o objectivo de dinamizar o Movimento Cooperativo Português.
A Pluricoop exerce a sua actividade económica e social em 13 concelhos, abrangendo os distritos de Setubal, Lisboa e Santarém.
É a maior cooperativa em Portugal no ramo de consumo e está associada na CoopLisboa com a qual coopera em plena simbiose, optimizando todos os recursos humanos, financeiros e materiais, com a finalidade de projectar e dinamizar o sector
Em termos numéricos a Pluricoop com os seus 417 trabalhadores em 27 lojas presta serviço a 55.000 associados tendo um volume de negócios que ultrapassa os 7.5 Milhões de Contos (37.4 Milhoes €uros).

Localizada:

Sede: Edifício PLURICOOP
Avenida António Sérgio
2910-404 Setúbal
Tel.: 265 799 000
Fax: 265 799 009
Email: pluricoop@consumo-pt.coop


PLURICOOP
Alhos Vedros – Av. Humberto Delgado, 56 – Tel. 2120990 68
Baixa da Banheira – Rua António Sérgio, 82 – Tel. 212099063
Cova da Piedade – Rua da Cooperativa Piedense, 94 – Tel. 212725054
Grândola – Largo Zeca Afonso - Tel. 269498111
Palmela – Rua dos Aviadores, 39 – Tel. 212338064
Pragal – Calçadinha da Horta, 25 – Tel. 212725074
Setúbal – Av. António Sérgio - Tel. 265799000
Samora Correia - Rua Camilo Castelo Branco, zona A, 4/16 – Tel. 263651511
Sobralinho – Qt.ª do Lameiro-Lg. 25, lote 15 – Tel. 219518019

COOP PROLETÁRIO ALENTEJANO
Beja – Largo Duques de Beja, 7/9 – Tel. 265799080

COOPRIBATEJO
Almeirim - Rua Condessa da Junqueira – Tel. 243593021
Cartaxo – Rua Serpa Pinto, 21-A – Tel. 243770984

COOPBANCÁRIOS
Lisboa – Rua D. Filipa de Vilhena, 6 E/F – Tel. 213116900

LOUROCOOPE
Lourosa – Rua da Lourocoope – Tel. 227470550

COOPCASTRENSE
Castro Verde - Rua Alexandre Herculano, 11- 286327174

COOP CHE POPULAR
Campo Maior - Bairro da C.H.E. Rua nº 15 - 268686695

LOJAS DE COMÉRCIO JUSTO
MÓ DE VIDA COOP
Pinhal Novo – C. Comercial Coop Loja 10 (lado sul estação ferroviária) - Tel. 212381497
Pragal – Calçadinha da Horta, 19 – Tel. 212720641

Um comentário:

Mark Collenburg Rego-Monteiro disse...

Bom a ver. Fui um membro de uma cooperativa alimentar em Nova Iorque, um de dezenas do tipo pelo pais, e tenho afundado no modelo cooperativisto com meu mestrado. O movimento de Economia Solidaria e a maior esperanca do mundo, acoes economicas do povo para o meio ambiente, prosperidade, e justica social. Como brasileiro tambem quem pesquisou ja um pouco ambientalismo e ecovilas la um pouco, e Mondragon e cooperativas energeticas na Espanha, estou feliz a saber mais sobre economia solidaria la. Bom trablaho.