Outra Economia Acontece

Loading...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

UNESCO LANÇA BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


O Blog Juventude Solidária tem a algum tempo organizado diversos links de Bibliotecas Digitais que disponibilizam artigos, textos, poesias e livros da literatura de esquerda, folclore e literatura. Veja as diversas Bibliotecas Digitais (vendo os links no lado esquerdo do blog).

Unesco lança biblioteca digital


A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou nesta terça-feira, 21, a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.

Milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (http://www.wdl.org/).

A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em vários idiomas. Instituições A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco.

O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão. O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar o número de países com instituições parceiras para 60 até o final do ano.
A biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete idiomas, inclusive o português, e também oferece obras em várias outras línguas. Entre as raridades do site está o primeiro mapa que cita a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.

A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco, com a cessão das primeiras fotografias da América Latina.

O maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 18 e que pertence à Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, também está presente no site. Até agora o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de 8 mil anos, com imagens de antílopes ensanguentados, que está na África do Sul.

Nenhum comentário: